DON ROSA: TM

* * * *
Alberto Brambilla aproveitou os problemas enfrentados pela reedição de A Saga do Tio Patinhas na Itália para explicar, no Fumettologica, o pé que tá a questão dos direitos autorias de Don Rosa sobre os gibis que fez para a Disney.

Na Disney, funciona assim: “os quadrinistas que, em diferentes países, escrevem e desenham histórias com os personagens da Disney, trabalham para a empresa licenciada e não diretamente para a casa mãe. Ademais, o trabalho é pago por página produzida, e não por quantias fixas, 'a forfait'. Portanto, eles não tem direitos sobre reedições, ou de receber bônus em caso de obras particularmente bem sucedidas”.

CADÊ "DON ROSA"?

A situação de Don Rosa é particular, porque, em vários países, começaram a lançar séries dedicadas apenas às suas histórias -- “do Tio Patinhas de Don Rosa”, e não apenas do “Tio Patinhas”. Foi aí que ele decidiu “reter o que era seu, e o que os editores pareciam aspirar: o seu nome e sobrenome. A partir do dia 28 de janeiro de 2005, sob o número 004262747, o nome Don Rosa é uma marca registrada em toda a União Europeia e em grande parte do mundo”. [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: