O jornalista John Higgs escreveu um livro, Stranger Than We Can Imagine, com o modesto objetivo de contar uma história alternativa do século XX. O foco é “o que a cultura pop e a imaginação comentam sobre a época”. Como parte do processo, entrevistou Alan Moore [Watchmen, A Piada Mortal]. O vídeo com a entrevista foi divulgado no canal de YouTube do próprio Higgs. Davide Mirabello, do Fumettologica, transcreveu e traduziu para o italiano algumas partes.
Nos trechos transcritos, Moore fala sobre Do Inferno, Providence e A Liga dos Cavalheiros Extraordinários. Também comenta brevemente a história da cultura pop.
Sobre From Hell, Moore falou sobre a relação entre 1888 [o ano dos assassinatos de Jack, o Estripador] e o século XX: “Notei que em 1888 aconteceram muitas coisas que marcaram e mudaram a história. Por exemplo, a experiência física revolucionária de Mickelson e Morley, que provou a teoria do éter lumífero, o nascimento da Indochina francesa, o início do movimento modernista com Emile Zola, e na literatura e nas artes se começou a dar mais atenção à prostituição. Todas essas coisas deram cor e forma ao que foi o século XX, e a violência os assassinatos insensatos de Jack, o Estripador naquele ano de 1888 simbolizam um pouco um divisor de águas”.
Sobre From Hell, Moore falou sobre a relação entre 1888 [o ano dos assassinatos de Jack, o Estripador] e o século XX: “Notei que em 1888 aconteceram muitas coisas que marcaram e mudaram a história. Por exemplo, a experiência física revolucionária de Mickelson e Morley, que provou a teoria do éter lumífero, o nascimento da Indochina francesa, o início do movimento modernista com Emile Zola, e na literatura e nas artes se começou a dar mais atenção à prostituição. Todas essas coisas deram cor e forma ao que foi o século XX, e a violência os assassinatos insensatos de Jack, o Estripador naquele ano de 1888 simbolizam um pouco um divisor de águas”.
Depois, não falou propriamente sobre Providence, mas sobre Lovecraft: “ele era muito próximo do modernismo, ainda que odiasse Gertrude Stein, James Joyce, Thomas Elliot. Muito de seu estilo vem deles: usa a técnica da alienação e do fluxo de consciência, confunde e aliena o leitor, usa uma linguagem que é escorregadia, misteriosa, que não é capaz de descrever certas experiências. Lovecraft criou o romance de terror moderno, se afastando do terror gótico. [QUADRINHOS]
Nenhum comentário:
Postar um comentário