MEMÓRIA #5


* * *

A dificuldade em encontrar entrevistas com mangakas, por si só, justificaria o compartilhamento desse link; não suficiente, nele você encontra uma conversa de Mira Bai Winsby, da 78 Magazine, com Junji Ito [de Uzumaki, publicado no Brasil pela Conrad], um dos meus quadrinistas japoneses favoritos.

Na entrevista, Ito [que faz quadrinhos de terror e era dentista, informação que serve apenas para confirmar o pesadelo de 90% das crianças que estão aí fora] fala de algumas convenções do terror japonês e de suas influências.

Sobre os onipresentes cabelos femininos cumpridos:

Historicamente, cabelos pretos cumpridos foram um símbolo da mulher japonesa, e a maioria das mulheres valoriza essa imagem. Cabelos cumpridos em uma mulher são comuns no terror japonês porque eles passam a sensação de movimento envolvente. Acho que isso deixa as pessoas inconscientemente com medo. Por exemplo, nós sabemos o que são serpentes, mas elas ainda nos dão medo internamente, e pela mesma razão o cabelo é comum no terror japonês.

Um jeito muito educado de se dizer que, para surpresa de absolutamente ninguém, japonês tem medo de mulher.

Sobre Gyo, um de seus mangás mais famosos [juntos com o próprio Uzumaki e Tomie]:

Gyo foi definitivamente inspirado por Tubarão, de Steven Spielberg. Ele magistralmente capturou a essência do medo na forma de um tubarão devorador de homens. Pensei que seria ainda melhor retratar o medo de um tubarão devorador de homens que anda no mar e também na terra.

BOOM! JUNJI ITO: LIMPE O SEU
 CÉREBRO DO TETO!

Nenhum comentário: