MEMÓRIA #4



* * *

No dia 12/2/2000, faleceu Charles M. Schulz, criador de Peanuts [e desenhista, roteirista, e todo o resto: nunca ninguém que não fosse Schulz colocou a mão na parte criativa de Peanuts], a tirinha de Charlie Brown e Snoopy. Schulz morreu na madrugada de um sábado [vítima de um ataque cardíaco; também sofria de câncer em estado terminal e Mal de Parkinson]. Ao se aposentar, em 14/12/1999, Schultz deixou um estoque de tiras a serem publicadas que se esgotou precisamente no dia seguinte ao de sua morte, um domingo, com uma carta de despedida:


Esses é apenas o mais evidente paralelismo entre a tira e a vida de Schulz. Stefan Kanfer, no City Journal, resenhou Schulz and Peanuts: A Biography, de David Michaelis, em 2/11/2007. Em sua resenha, você vai encontrar algunsoutros -- relacionados, no entanto, ao casamento de Schulz; paralelos entre o conteúdo das tiras e a sua religião [nos anos 80, precisamente com o fracasso de seu primeiro casamento, o quadrinista deixou de ser Luterano, foi inclusive pastor, e se converteu ao Humanismo Secular] ou aos seus problemas psiquiátricos [sofria de depressão, o que inclusive ilumina parte de seus problemas com a sua primeira esposa] não foram abordados:

[...] Desde o seu início, Peanuts ofereceu um tipo diferente de humor. Os desenhos minimalistas de Schulz mostravam crianças com cabeças grandes e problemas ainda maiores, um reflexo dos conflitos internos e neuroses do seu criador. Realmente existiu, por exemplo, uma garotinha ruiva que trocou um adulto Sparky [apelido de Schulz] por outro homem. Schulz insistiu, perguntando, como Charlie Brown, "você não mudou de idéia?" Ela não mudou.

A personagem Lucy representa a primeira esposa do artista, Joyce. Ainda que a família Schulz tenha criado três filhos, e a sua união tenha durado duas décadas, a felicidade aparentemente não foi um dos elementos principais do casamento. Depois que Peanuts deu certo, Joyce convenceu o seu marido, contra a sua vontade, a se mudar do Meio-Oeste para o norte da Califórnia. Lá, Joyce fez o design de sua casa e ao redores, e serviu como administradora da família de Schulz e seus negócios relacionados a Peanuts. Ao longo dos anos, ela consumiu a maior parte do oxigênio de seu relacionamento -- ou ao menos assim achou Schulz. Michaelis ilumina o seu texto com várias tiras de Peanuts, e em várias protagonizadas por Lucy são reveladoras. "Esse é o meu ano!", a reclamona informa a Linus e Snoopy em uma das tiras. "Posso senti-lo! Esperei por esse ano toda a minha vida e agora ele chegou! Eu assim declaro que este é o meu ano!". Linus vira para Snoopy e divaga: "Talvez, se tivermos sorte, ela vai nos deixar ter algumas terças...".

Nenhum comentário: