DAVE SIM: “LEIO DEZ CAPÍTULOS DO TORÁ NOS DOMINGOS DE MANHÃ, DEZ CAPÍTULOS DOS EVANGELHOS CRISTÃOS DE TARDE. E O CORÃO EM VOZ ALTA”.

* * * *
Outro que reapareceu com projeto novo e entrevista foi Dave Sim. O projeto novo é Cerebus in Hell?, uma tira diária publicada em CerebusDownloads.com, em pareceria com Sandeep Atwal. A entrevista é para Michael C. Lorah, do CBR.

Na tira, Sim e Atwal photoshopam Cerebus nas clássicas gravuras do inferno de Gustave Doré. São sempre quatro quadrinhos, assim:


Aparentemente, a tira tem fundamentos teológicos: “o motivo pelo qual o título é ‘Cerebus in Hell?’, com um ponto de interrogação, é que, como um monoteísta que… eu leio dez capítulos do Torá todos os domingos de manhã, e dez capítulos dos evangelhos cristãos na tarde. E eu regularmente leio a tradução para o inglês do Corão em voz alta, e nada disso está nas Escrituras. Então, eu não sei de onde Dante tirou isso, ou Gustave Doré tirou essas coisas. Mas, até onde eu consigo ler, o inferno é fogo. Fogo, fogo, fogo. Fogo muito, muito quente. O que provavelmente não resulta em desenhos tão bonitos”.

A capa da edição impressa, Cerebus in Hell? #0 tem o inferno de O Jardim das Delícias, o quadro do Bosch, de fundo:


A origem da tira, no entanto, é o problema que Sim está enfrentando em seus pulsos: “não consigo desenhar nada desde fevereiro de 2015. Tem alguma coisa errada com os meus pulsos que fazem com que desenhar seja impossível, especialmente no nível que eu estava desenhando ao fazer The Strange Death of Alex Raymond. Talvez eu pudesse fazer esboços da cabeça de Cerebus, mas estou tentando manter os meus pulsos estabilizados tanto quanto seja possível”.

Mais especificamente: “eu tenho o que Charles Schulz teve, que é um tremor na mão esquerda. Nós estamos falando de um ponto tão preciso e delicado do pulso que eu não confio em nada que um médico me possa dizer sobre o assunto”. [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: