KAREN BERGER: HOJE, SÓ AMANHÃ


[NFN DIÁRIO #132]                                          * * *                                                  [7/12/2012]

Karen Berger saiu da Vertigo, linha da DC criada pela própria, semana passada. Muitos temem pela própria continuidade do selo, que atualmente está publicando poucas séries, que vendem pouco, e que perdeu muito espaço para a Image Comics -- editora que, com políticas mais favoráveis aos autores no que se refere aos direitos pelas criações, bateu a sua carteira e publica atualmente grande parte das revistas com o perfil autoral pero no mucho que lhe era característico.

Aos links, pois: primeiro, Julian Darius, do Sequart, repassou a biografia da editora, passando pela sua importância na British Invasion – a chegada de diversos escritores britânicos, hoje considerados TOP DE LINHA, aos quadrinhos americanos na metade final dos anos 80:

Berger foi logo encarregada de recrutar outros criadores britânicos, e ela trouxe Grant Morrison, Neil Gaiman e Pter Milligan para os quadrinhos americanos. Berger ajudou Sandman de Neil Gaiman a acontecer e aprovou Dave McKean como o desenhista de suas capas [...]. Sandman de Gaiman decolou, ganhando respeito literário e fãs de fora da indústria dos quadrinhos. A série também foi a primeira "série regular limitada", ou das séries regulares que não se espera que não terminem ou que sejam transferidas para outro escritor. Também foi a primeira na prática de manter toda a fase disponível através de encadernados.

Já no The Beat, apareceu um artigo um pouco mais longo, grande parte do qual é dedicado a reunir notícias e declarações de outros lugares sobre a saída de Berger do selo e especular sobre o FUTURO. 

Nenhum comentário: