"É MUITO PERIGOSO FINGIR QUE SE É UM FÃ DE QUADRINHOS"


[NFN DIÁRIO #132]                                          * * *                                                  [7/12/2012]

Christopher Nolan [+] foi ao Film Society of Lincoln Center de Nova Iorque responder perguntas da platéia. Katie Calautti estava lá e voltou com parte do resultado disso transcrito, o que jogou no CBR

Sobre o seu primeiro contato com o Batman, Nolan comentou:

Como muitas pessoas da minha idade, a primeira vez que eu vi o Batman foi na série de televisão de Adam West. Quando você assiste ela com cinco anos, você na verdade não tem ideia do lado brega e do humor dela. Mesmo assim, o apelo principal e a diversão do personagem transparecem. Foi lá que eu encontrei o personagem pela primeira vez, e então vieram os gibis e as graphic novels alguns anos depois. Muito embora eu não seja um grande fã de quadrinhos, e nunca fingi sê-lo -- é muito perigoso fingir que é você é um fã de quadrinhos. Fui esperto suficiente para me rodear de co-escritores como David Goyer e o meu irmão Jonah, que se revelou mais um cara dos quadrinhos do que eu tinha me dado conta. Eu até dei para ele um exemplar de Batman: Ano Um de aniversário. Então os meus colaboradores me apresentaram o lado dos quadrinhos das coisas.

Já sobre o desafio de relançá-lo no cinema...

O que eu vi foi uma lacuna muito clara e identificável na história do cinema. No final dos 70, quando Dick Donner deu a sua versão sobre o Super-Homem... eu ainda me lembro do trailer. Aquilo me marcou, porque o que Tim Burton fez com o Batman -- que foi um grande sucesso.. os filmes são fantásticos. Mas eles são muito Tim Burton, eles são muito idiossincráticos. Vi essa lacuna. Se você gosta da versão de Dick Donner, na qual você pensa "Ok, esse não é um filme de quadrinhos, não é excessivamente gótico, é apenas um filme de ação gigante". Você tenta, e coloca nele o mais incrível elenco que você conseguir e tenta dar uma escala verdadeiramente épica. E tenta levar o público a investir no elemento cinematográfico disso. É realmente algo sobre a realidade cinematográfica.

Nenhum comentário: