NFN#57




DUALIDADE. No Sequart, Julian Darius escreveu artigo sobre a história Earth 2, da Liga da Justiça [aqui publicada na Super-Heróis Premium: Superman #1, pela Abril!], de Grant Morrison e Frank Quitely -- um dos meus gibis favoritos do Morrison.

[...] O leitor espera que o "Terra-2" do título se refere ao mundo do Sindicato do Crime [os super-vilões antagonistas da história, ambientada em uma "Terra paralela" do Universo DC], quando, na verdade, se refere ao Universo DC. O verdadeiro assunto de Liga da Justiça: Terra 2 não é a aventura da Liga enfrentando o Sindicato do Crime. É o próprio Universo DC (aqui chamado de "Terra-2") e como ele funciona. O que Terra 2 examina é nada menos que as regras do gênero super-heróico. Demonstra os planos reconstrucionistas maravilhosamente, comemorando os conceitos divertidos e bobos de antigamente ao mesmo tempo em que dá a eles uma inteligência pós-moderna. Em vez de leitores pensando que a Liga deve perder uma vez que outra, pelo menos para ser mais realista, os leitores ficam arrepiados com as implicações da invencibilidade dos heróis, o que se mostra não menos sofisticado.


RESENHISMO NUNCA É POUCO #5. JK Parkin, do CBR, fez uma coletânea de resenhas de Daredevil #17, edição da série roteirizada por Mark Waid que contou com os desenhos de Mike Allred.


2+2=4. Acredite: isso aqui entrou na seleção só pela bizarrice. Michael Griffin fez um artigo algebraico sobre Mulher-Maravilha: Hiketeia [Greg Rucka e J. G. Jones], no The Comics Grid.


DUALIDADE #2. Santiago Garcia escreveu, em seu blogue [Mandorla] um artigo sobre o personagem Duas-Caras.

Propondo-se a escolher a versão definitiva de Duas-Caras, deve-se fazê-lo entre três possibilidades: 1) "Two-Face", o episódio duplo da série de animação que decidiu examinar as duas caras da alma de Harvey Dent, e não apenas de seu rosto, rompendo todas as barreiras do quese pode esperar em um programa infantil; 2) "Eye of the Beholder" (Batman Annual 14, 1990), a única ocasião em que os quadrinhos decidiram nos explicar como é possível que um frasco de ácido convertesse um modelo de civismo em uma fera sanguinária; 3) "Two of a Kind" (Batman Black & White 1, 1996), oito páginas de preto e branco que colocam Bruce Timm na estratosfera dos quadrinistas modernos e demonstram que de Duas Caras, evidentemente, apenas se tocou na superfície.


O HORROR. Barry Pearl, em seu blogue, publicou um longo artigo sobre as republicações dos gibis de terror da EC. Tem várias transcrições e notícias sobre o comitê do Senado encarregado de investigar os quadrinhos, na metade da década de 50, pelos supostos excessos da história -- o que redundou na criação do Comics Code Authority, órgão criado pelas próprias editoras para analisar as suas publicações.


CREDIBILIDADE NAS ALTURAS. Daniel Best, em seu blogue [20th Century Danny Boy], publicou uma transcrição na Comic Art Convention de 1975, em Nova Iorque. Fatores envolvidos: Jack Kirby, Jim Steranko e Walter Gibson [criador de The Shadow – “quem sabe o mal que se esconde nos corações dos homens? O Sombra sabe!”].

Nenhum comentário: