NFN#16



* * *

No El Pais, Antonio Fraguas fez um perfil de Daniel Clowes.

* * *

Greg McElhatton, para o Read About Comics, resenhou Fallen Words, de Yoshihiro Tatsumi [de A Drifting Life]: “Tatsumi se remete a uma antiga técnica de storytelling japonesa e a um grupo de histórias antigas (chamas de rakugo), transformando-as de arte performática em uma página de história em quadrinhos. Mais uma vez, Tatsumi mostra ao leitor que ele ainda tem a habilidade e a técnica que fez dele por todos esses anos um importante artesão do mangá”.

* * *

No CBR, Brian Cronin e Chad Nevett discutem Before Watchmen: Comedian #1, de Brian Azzarello e J.G. Jones.

* * *

Andy Khouri, para o Comics Alliance, publicou um preview de The Art of Howard Chaykin -- aquele mesmo livro que foi sujado pelo Brian Michael Bendis.

* * *

“Avengers Vs. X-Men (AvX) provou ser um blockbuster de verão divertido e sem substância, mas o seu sexto número é quando ele evolui para algo maior e melhor. Os cinco primeiros números sofriam pelo plot de videogame beat-’em-up, mas os cinco escritores encontraram o caminho para dar à história peso emocional: focando em Wolverine, Ciclope e Hope, a messias mutante. Os Vingadores podem ter o grande faturamento, mas essa é uma história dos X-Men, construída sobre plots e temas de Schism, do último verão. Assim como Schism foi construída sobre anos de histórias dos X-Men, há uma sensação de que todos os grandes eventos da Marvel desde ‘Avengers: Dissambled’, de 2004, levaram a AvX.

Oliver Sala, no AV Clubsobre Avengers vs. X-Men #6 [Jonathan Hickman e Olivier Coipel]. É o segundo grande crossover da Marvel que me pareceu poder ser realmente interessante [o primeiro, Civil War] e o segundo que me deixa de fora por seu evidente HERMETISMO. A editora se rodeu das pessoas certas para PAUTAR o seu universo [Jonathan Hickman, Matt Fraction, Jason Aaron, Ed Brubaker...], mas tudo tem uma bagagem tão grande [e os personagens torcidos e retorcidos como se a sua personalidade tivesse passado por um moedor psíquico] que eu me sinto... expulso.

SAI DAQUI, NERD VELHO

* * *

Kiel Phegley, também no CBRconduziu uma mesa redonda com Dinesh Shamdasani, Warren Simons, Atom Freeman e Hunter Gorinson, atuais executivos da editora Valiant [que, surgida nos anos 80, contou com o trabalho de gente como Jim Shooter e Barry Windsor-Smith] e responsáveis pelo seu bem sucedido relançamento.

Nenhum comentário: