A MULHER MARAVILHA: "ESSA É UMA DESSAS COISAS QUE ME DEIXA COM MEDO"

* * * *
Jill Lepore escreveu mais um artigo sobre a história da Mulher Maravilha. Não é de se estranhar: ela é autora do livro The Secret History of Wonder Woman. O artigo anterior foi publicado na The New Yorker. Esse, na revista do Smithsonian. 

Lepore, novamente, contou a história da criação do personagem e da vida de William Moulton Marston e as suas esposas Elizabeth Holloway Marston e Olive Byrne [“A Mulher Maravilha, como vários outros super-heróis, tem uma identidade secreta. Ao contrário de todos os super-heróis, ela também tem uma história secreta”]. Agora, no entanto, deu mais CAUSOS -- especialmente sobre as TENSÕES EDITORIAIS que percorriam a espinha de Max Gaines, então editor da DC [e, posteriormente, criador da editora EC] com o sub-texto [não tão sub assim] bondage das histórias.

Uma boa anedota sobre esse ponto: em setembro de 1943, Gaines recebeu uma carta de John D. Jacobs, da 291º Infantaria do exército Americano: “sou um desses homens estranhos, talvez azarados, que alcançam um prazer erótico extremo ao pensar em belas garotas, acorrentadas ou amarradas, ou usando máscaras, ou usando salto alto ou botas de cano alto com laços cruzados”. Ele “queria saber se o próprio autor de Mulher Maravilha tinha algum dos itens retratados nas histórias, como ‘máscaras de couro, a coleira de metal do Tibete ou as algemas de tornozelo gregas? Ou você apenas inventa essas coisas?”.

Gaines encaminhou a carta para Marson “com um bilhete”: “essa é uma dessas coisas que me deixa com medo”. [QUADRINHOS] 

Um comentário:

Fabio Bertolino disse...

nem só na Gringolândia se produz bons textos: olha o que essa mina do ABC paulista escreveu sobre mulherices e quadrinhos -------> https://medium.com/@tammuzs/feminismo-nos-quadrinhos-historia-dos-zines-comix-webcomics-e-sua-literatura-48d2ee7d3856