Oliver Sava, do AV Club, entrevistou Axel Alonso [+], atual
Editor-in-Chief da Marvel Comics -- substituiu Joe Quesada, atualmente
Chief-Creative-Officer da Marvel Entertainment. Um talento esses caras tem: o
de pegar cargos com nomes CHIQUES.
Diz Alonso que começou a ler quadrinhos quando GURI e sem
qualquer critério ["a ideia de ler apenas gibis da Marvel ou da DC é totalmente
ridícula"]. Largou eles na adolescência [TSC], apenas para reencontrá-los na
universidade, só que quando trabalhava em um BARCO PESQUEIRO no ALASKA [credibility:
restored], com uma abordagem PUNK ["eu curtia muito punk rock na época em que
não estava lendo gibis, então sempre gostei dessa estética estranha e pulp
quando voltei para os quadrinhos"].
Formado [em sociologia política pela Universidade da
Califórnia, sendo natural de São Francisco: subitamente, muita coisa faz
sentido] e depois de se mudar para Nova Iorque, Alonso viu um anúncio da DC em
busca de editores no The New York Times. Depois de uma rigorosa seleção [em
suas palavras, Louis Stathis "conhecia o meu nome" por causa de uma matéria
para um jornal, "é um desses casos em que se eu tivesse um nome comum nada
disso teria acontecido", sobre a qual os dois conversaram: "um dos caras que eu
citei se mostrou um idiota, e Lou adorou isso porque o cara tinha roubado a sua
namorada"], acabou entrando para as FILAS EDITORIAIS da Vertigo.
Na Vertigo, Alonso editou várias das séries da fase
PÓS-FADINHAS do selo, como 100 Balas [de Brian Azzarello [+] e Eduardo Risso [+]] e
Preacher [de Garth Ennis [+] e Steve Dillon]. De novo nas suas palavras: "eu
gostava de terror, adorava policial-pulp e adorava filmes B, então dei um jeito
de forjar esse tipo de coisas para mim na Vertigo. Isso foi o que eu acabei
fazendo, um monte de séries que as pessoas chamavam, de piada, de séries de
'armas na boca'".
Finalmente, Alonso chegou à Marvel em 2000, pelas mãos de
Bill Jemas [à época, o editor], primeiro no universo do Homem-Aranha [por um
lado, é responsável por trazer J. M. Straczynski [+] para Amazing Spider-Man e
manter Paul Jenkins [+] em Peter Parker: Spider-Man; por outro, também o é por
Spider-Man's Tangled Web, série de histórias curtas ambientadas no mundinho
aracnídeo que contou com o trabalho de gente como Duncan Fegredo [+]]. Alonso,
ainda, reuniu Peter Milligan [+] e Mike Allred [+] em X-Statix [+], uma das melhores
séries lançadas pela editora nos últimos vinte anos [que, no fim, foi
cancelada: muitos dizem que por má-administração editorial], que acabou
detonando o rompimento da editora com o Comics Code ["era só uma organização
antiquada e desnecessária"]. Hoje em dia, é um dos principais coordenadores do
aspecto MACRO do Universo Marvel: coloque na conta dele Avengers vs. X-Men [+] e
Marvel NOW!. [NFN DIÁRIO]
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