NFN#64



VIDA LONGA AO REI #3. Segue o festival de links relacionados a Jack Kirby.

Pepo Pérez, do Es Muy de Cómic, colheu um trecho de um artigo escrito por Gil Kane sobre Kirby -- eu, um trecho do trecho dele:

Jack faz os seus desenhos com base em impressões muito fortes que registra continuamente; e o que ele desenha comunica essa impressão melhor que uma interpretação literal. Seus desenhos não dependem de ofício acadêmico; eles têm vida própria. Ele é que começou com a distorção, as mãos e os punhos grandes -- e com ele, tudo funciona, tudo tem uma qualidade dramática que faz com que seja crível, o que dá um enorme poder ao seu trabalho -- e a sua distorção nunca é questionada. Eu faço desenhos mais figurativos, mas o mesmo editor que aceitará os desenhos de Kirby questionará constantemente os meus. O certo não é o combinado; o que faz Jack é projetar as suas qualidades, e o seu expressionismo é melhor que o desenho literal de quase qualquer um na indústria.

Dean Haspiel [quadrinista que fez dupla com Harvey Pekar em algumas edições de American Splendor no início dos anos 2000], no Trip City, confessou: Jack Kirby deixa ele estúpido.

No Comics Alliance, David Brothers fez algumas considerações de ordem ética sobre o Quarto Mundo de Kirby [como é conhecida a série de histórias nas quais foram criados Darkseid, o vilão, a sua busca pela Equação da Anti-Vida, Apokolips e os Novos Deuses]:

Uma coisa que raramente é referida nos quadrinhos desde a saída de Kirby, ao menos pelo que eu saiba, é a Equação da Vida. A Equação da vida é simples. Hughfather, líder os Novos Deuses, diz que "o direito de escolha é de vocês! Essa é a Equação da Vida!".

Simples, não? Mas inteligente. Em vez de fazer a velha história de bem vs. mal, uma história velha como o tempo, Kirby faz um vai-e-volta. Ele monta uma dicotomia liberdade vs. escravidão. A liberdade é retratada como bagunçada e bela, enquanto que a escravidão é rasa e vazia, desprovida de detalhes.


SOLITÁRIO #8. Você conhece os ingredientes: Sean Witzke e Matt Seneca no Comics Alliance, falando sobre a série Solo, publicada pela DC na metade da década passada e em que, em cada edição, um criador da editora ganhava liberdade total para brincar com os personagens da editora.

Para falarda oitava edição, do dinamarquês Teddy Kristiansen [que ganhou o Eisner por It's a Bird, história que contou com roteiros do desaparecido Steven T. Seagle], Joe McCulloch também deu as caras -- em grande estilo:

[Eu vou começar dizendo] que essa é a edição mais radical de Solo. E a razão disso é que todas as outras edições trazem material que é potencialmente aplicável ao ambiente de super-heróis da DC no qual a série mais ou menos se encaixa. Por exemplo, a edição de Damion Scott pode usar uma forma mais vívida do seu estilo influenciado por graffitis do que você vai normalmente encontrar em gibis de ação, mas é um estilo que ainda é aplicável aos bang! pow! gibis de super-heróis. [...] Mas aqui, eu pergunto, onde está a tradição editorial da DC em "quadrinhos literários escandinavos depressivos"? Em lugar nenhum -- mas é exatamente isso que Teddy Kristiansen está servindo.

Você não vê na foto: alegria.


ENTREVISTA. Rafael Gaitan, no Comics Bulletin, entrevistou o desenhista Jock [parceiro habitual do roteirista Andy Diggle, em séries como The Losers].


BALANÇA COMERCIAL: AZAR É DO GOLEIRO. A Barnes & Noble colocou quase 2000 encadernados da DC em uma promoção no estilo “pague 2, leve 3”. O desconto recai, como não, sobre o item de menor valor. Fica a dica.



Nenhum comentário: