NFN#47




QUALIFIQUE-SE #2. Na última edição, linkei a resenha de J. Caleb Mozzocco para o livro Comic-Con and the Business of Pop Culture, de Rob Salkowitz, no CBR. Agora, o próprio Mazzocco fez um post em seu blogue [Every Day Is Like Wednesday] sobre o livro -- especificamente, sobre os comentários de Salkowitz sobre os blogueiros Heidi MacDonald [do Comics Beat] e Tom Spurgeon [do Comics Reporter]. Um dos trechos transcritos do livro cita, de passagem, os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon.


ARANHÃO. No The M0vie Blog, tem uma resenha gigante de The Amazing Spider-Man Omnibus vol. 1, que pega toda a fase de Stan Lee e Steve Ditko na série.


CAPITÃO. Sabe quem sofreu nas mãos da Marvel nos anos 90?

ALÉM deles?

Mark Waid. No final da década de 90, Waid e Ron Garney estavam no comando da série do Capitão América  -- série que foi cancelada pelo megaevento Heroes Reborn, quando o personagem caiu nas mãos de Rob Liefeld. Quando a iniciativa se revelou um fracasso [logo], a série e o personagem voltaram para as mãos de Waid... apenas para, um ano depois, a editora reescrever um de seus roteiros. Nas palavras do próprio, à época:

Apesar do que o erro de ter o meu nome na capa da edição possa sugerir, o conteúdo de Captain America #14 não é de minha autoria. [...] semanas depois da aprovação da minha história pelo editor-em-chefe da Marvel, depois de que a história estivesse letrada, colorida, lida e aprovada por diversos outros editores, separada, e pronta para a impressão, o mesmo editor-em-chefe decidiu, como é seu direito em que pese a aprovação anterior, vê-la completamente multada e substancialmente reescrita [...]. Como resultado, o que foi impresso não está nem perto da história que eu queria contar, nem eu fui perguntado por sugestões sobre as alterações a serem feitas.

Mas resulta que Sean Kleefeld colocou as suas mãos no roteiro original e o reconstruiu, com base na edição efetivamente publicada, e colocou tudo em seu blogue. Os desenhos são de Andy Kubert.


NFN: DESTRUINDO REPUTAÇÕES. Chad Nevett publicou uma coletânea das perguntas que fez a Joe Casey [que, muito embora não tenha tocado no assunto, enriqueceu por ser um dos criadores de BEN 10], para o seu blogue no CBR, nos últimos três meses. 


DESENVOLVENDO A TÉCNICA. Simone Bianchi também deu uma entrevista, só que para Andy Khouri, no Comics Alliance.

Envolve transformar isso...
...nisso.


NO MUSEU. De novo no CBR, Casey Gilley entrevistou Daniel Clowes, que ganhou uma exposição em Oakland e escreveu o roteiro para a adaptação ao cinema [pelas mãos de Alexander Payne] de sua última hq, Wilson.


REI. Norris Burroughs, do Kirby Kinetics, escreveu um artigo sobre a relação entre as máquinas e o orgânico nos desenhos de Jack Kirby.

Nenhum comentário: